segunda-feira, 3 de junho de 2013

Banda da Semana: Die Antwoord

Os Die Antwoord são a segunda Banda da Semana da Broke Girls Magazine e- confesso- uma das minha favoritas.
Descobri os Die Antwoord no final do ano passado e rendi-me instantaneamente. A sonoridade da banda não é parecida com nada do que conheçam e devo desde já avisar-vos de que não é para toda a gente. Se não forem donos de uma mentalidade aberta e de um apurado sentido de humor a dar para o negro, é provável que não achem piadinha nenhuma aos Die Antwoord.

Aos factos!

Os Die Antwoord são uma banda sul-africana de rap-wave ou zef-rap, encabeçada por dois vocalistas: Ninja e Yo-Landi Vi$$er. Em Afrikaans- língua falada na África do Sul e Namíbia- Die Antwoord significa "A Resposta".
Os Die Antwoord são uma banda- é verdade-, mas são simultaneamente integrantes de um movimento inspirado na cultura Zef, que Yo-Landi Vi$$er descreve da seguinte forma:

It's associated with people who soup their cars up and rock gold and shit. Zef is, you're poor but you're fancy. You're poor but you're sexy, you've got style.

Zef é como uma glorificação do que é, vá, rasca, white trash, redneck, chav. E de uma forma inexplicável, é admirável quando feita com tanto estilo como fazem os Die Antwoord.

Creio que este é um dos vídeos mais Zef da banda:



É possível que só a meio da primeira música que ouçam dos Die Antwoord se apercebam de que estão a cantar em inglês (só com 1/3 de Afrikaans pelo meio). O sotaque da Yo-Landi é de facto difícil de entender por vezes. O Ninja ainda se safa melhor, mas eu adoro o sotaque de ambos.
As letras- se não conseguirem perceber, vejam-nas online se tiverem curiosidade- são frequentemente de protesto e de provocação, como, por exemplo em Fok Julle Naaiers (= fuck you all). Reza a "lenda" que foi esta a resposta dos Die Antwoord à label da banda quando lhes sugeriu que adotassem um som mais comercial. Resposta mais badass não há.


Podem chegar à conclusão de que Die Antwoord não é, de facto, a vossa onda, mas antes disso:

Dêem-lhes uma oportunidade. ;)





3 comentários:

  1. Adooooooro Die Antwoord :) Foi uma lufada de ar fresco no actual panorama mainstream que já enjoava. E pronto, eles vieram desenjoar. O videoclip do Baby's On Fire é um dos meus preferidos EVER, e a Yolandi, zef lolita, é tão mas tão cool, pouco convencional, e a meu ver, inspiradora no seu quê anti-cool de style icon. Até já fiz um post a homenagear o seu conceito pessoal de estilo. Quero muito vê-los ao vivo um dia ^^

    ResponderEliminar
  2. Bom gosto, Nancy! E já somos duas. Seja onde for, em que festival for ou em que dia da semana, mês, ano for, eu estou lá batida para os ver. Yolandi is "focking" awesome.

    ResponderEliminar