quarta-feira, 29 de maio de 2013

4 Lições que Aprendi com a Série 'Girls'

Se pensavas que era difícil ser estudante, experimenta tentar arranjar emprego.
Com o início da vida adulta propriamente dita começam também os problemas típicos desta fase da vida e, para piorar tudo, as poucas séries sobre mulheres que vivem em grandes cidades são tudo menos realistas e tornam impossível revermo-nos nas suas personagens ultra-privilegiadas- esta é para vocês, Carrie Bradshaw e Blair Waldorf!-, pelo menos até agora.
Refiro-me à série ‘Girls’ da HBO, cuja segunda temporada terminou no mês passado e já foi renovada para uma terceira, a ser transmitida ainda este ano numa data por determinar.
Devorei as duas primeiras temporadas como se de matéria para um teste do dia seguinte se tratasse. E, acreditem ou não, aprendi umas coisinhas com ela. Ou pelo menos redescobri.

O teu curso superior não te prepara para nada

You know what the weirdest part about having a job is? You have to be there everyday, even on the days you don't feel like it.
 
- Jessa, Girls 


O que aprendem na sala de aula não vos vai ajudar muito no sentido prático da coisa. Com sorte, um estágio curricular (só ou dois no máximo, porque não andamos aqui para trabalhar de graça), poderá dar-vos uma pequena ideia da ética de trabalho do mundo “real”. No caso da Hannah, a personagem principal da série, as experiências profissionais não a ajudaram muito a avançar na sua carreira. É-lhe oferecida uma oportunidade daquelas que só acontece uma vez na vida- escrever um e-Book, apesar de não ser uma escritora conhecida ou sequer com trabalhos publicados-, mas Hannah vê-se tão pressionada que não consegue passar da primeira página.
Esta é uma lição que aprendi sozinha, mas soube bem aperceber-me que este é um mal generalizado, se bem que tenha acabado de me dar conta do quão egoísta isto parece sob a forma escrita. Adiante.

Aceitar um trabalho que não nos preenche não significa desistir

You know who ends up living their dreams? Sad messes like Charlie.
-          Marnie


Pelo contrário, significa resistir.
O melhor exemplo em ‘Girls’ é do de Marnie, a melhor amiga de Hannah. É despedida da galeria de arte onde trabalhava e depara-se com a (triste) realidade: não há praticamente postos de trabalho para curadores de arte na cidade de Nova York. E o que faz Marie? Procura trabalho na sua área, pois claro. Mas quando não há, não há e não vale a pena deprimir e baixar os braços. Assim, e porque é bastante bonita, Marie arranja um dos trabalhos que os amigos apelidam de pretty people jobs e torna-se promotora num bar. Foi o único trabalho que arranjou, não gosta dele e sente-se até envergonhada por ele, mas é o que tem e nem só de sonhos nos podemos alimentar. Algo melhor virá, mas até lá...

Sê honesta contigo mesma

Please don't tell anyone this, but I wanna be happy.

- Hannah


O medo de falharmos leva-nos muitas vezes a não reconhecermos perante ninguém algo que realmente desejamos. Quer seja um emprego praticamente impossível de conseguir, quer seja simplesmente o desejo de ser feliz.
Não há mal em ter medo. O que importa é sabermos o que queremos e não queremos. Igualmente importante é admitirmos que não sabemos o que queremos. No fundo, o que realmente importa é sermos honestos connosco mesmos.

Rodeiem-se de pessoas positivas

I can't be surrounded by your negativity while I'm trying to grow into a fully formed woman. You hate everything!
- Shoshanna


Uma das coisas que mudam na casa dos 20 anos é o estreitamento do nosso círculo social. É aqui que começamos realmente a “separar o trigo do joio” e distinguimos mentalmente os nossos amigos, dos conhecidos, dos colegas e dos “amigos das saídas”.
É óbvio que nos sentimos melhor quando as pessoas à nossa volta demonstram atitudes positivas, tal como o contrário também se vereifica, mas isso não significa que não devemos dar apoio aos nossos amigos quando estão em baixo. Devemos sempre estar cá para e por eles, afinal também gostamos de falar com alguém nos nossos piores dias.
No entanto, se há alguém a ser constantemente desagradável e depreciativo em relação a nós, a outros ou a episódios da vida em geral, se calhar o melhor é mantermos uma distância saudável. Não é por acaso que esta é a altura de filtrar amizades.




2 comentários:

  1. "O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo."
    Norman Vincent Peale


    bjito
    Branca de neve blogger

    ResponderEliminar