segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Broke Girls love: Crowdfunding (Part I)

Olá Broke Girls,

Estou de volta depois das minhas férias e do devido período de convalescença (aka. depressão pós-férias, se assim lhe quiserem chamar).
Hoje estava a sentir-me particularmente derrotada após uma resposta negativa de um emprego que tinha passado a manhã a cobiçar (vim a descobrir que afinal não era emprego nenhum, mas sim estágio, mas adiante), quando tive uma (boa) ideia. 

Quem me conhece sabe que o meu maior sonho é ter a minha própria revista/editora/livraria, mas revista principalmente. Já perdi a conta aos anos que tenho este desejo. Publicar uma revista neste momento está fora de questão- até porque não sei por onde começar ou como fazê-lo-, MAS... há sempre o crowdsurfing! Conhecem? Por favor digam-me que já ouviram falar dele, pois acredito que poderá ajudar-vos a concretizar alguns sonhos. Eu vou experimentar, mas primeiro, para quem não conhece, vou explicar em que consiste.

Imagine um projeto com ideias inovadoras, ou nem tanto, mas com objetivos íntegros, sociais ou culturais. Ou ainda, a luta por uma causa, a defesa de uma classe ou a gravação de um filme, um vídeo-clip ou curta-metragem. Muitas podem ser as categorias destes projetos: cinema & vídeo, dança, arte, design, web, música, teatro, jogos, comunidade, arquitetura & urbanismo, artes plásticas, circo, desporto, eventos, fotografia, jornalismo, literatura e muitas outras propostas. O que todos eles têm em comum? Todos podem ser financiados por vocês através da internet.

Este é o princípio básico do Crowdfunding. Trata-se de uma plataforma de financiamento coletivo ou colaborativo, onde qualquer um pode realizar investimentos financeiros para que os projetos ganhem vida. Existem inúmeros sites com esta finalidade ao redor do planeta. Que bom! Pois são inúmeros os projetos que deixaram os papéis e hoje acontecem graças a estas plataformas e a iniciativa inovadora de pessoas que contribuem participando apenas on-line.


E então comecei a fazer uma listinha de sites de Crowdfunding. Logicamente que, em quanto mais sites estiver inscrito o meu projeto, mais hipóteses terá de ser financiado. Mas, como eu estava a dizer, publicar uma revista está fora de questão, mas estou a pensar seriamente em fazer uma webzine mensal com base no manifesto deste blogue, em formato PDF e partilhada nas plataformas do costume. Para isso, precisava de investir em alguns cursos que já quero fazer há imenso tempo e que são ainda bastante caros. Portanto, parte do investimento seria para isso. O que acham? Interessar-vos-ia uma revista correspondente aos ideias do blogue Broke Girls Magazine? :)

Se não estão a pensar em obter financiamente via Crowdsurfing, mas ficaram curiosas na mesma, podem ver que projetos precisam de uma ajudinha- podem ajudá-los e contribuir- em qualquer site desta lista:

1) MassiveMov- português



2) Bescrowdsurfing- português



3) PPL- português



4) Kickstarter



5) Indiegogo



6) Crowdfunder




7) Rocket Hub



8) Quirky




 9) Somolend


 
10) Crowdrise




E com isto declaro que estou de volta às lides do blogue que, se tudo correr bem, será cada vez melhor. ;)


Tenham uma excelente semana, Broke Girls!

Sem comentários:

Enviar um comentário