quinta-feira, 27 de junho de 2013

A polémica do Fatkini

Esta é por excelência a altura do ano em que a maioria das pessoas (não são só as mulheres) anda mais preocupada com o corpo. Faz sentido, afinal vamos expô-lo muito mais que o habitual com os nossos fatos-de-banho e bikinis.

Algumas sentem falta de alguma coisa (maminhas, rabinho,...), outras excesso (gordurinhas, neste caso), e a tendência é para obcecar e remoer sobre as nossas imperfeições. Não venho fazer campanha a favor do amor-próprio e da auto-confiança. Bem, só se decidirem interpretar este post como tal.

Esta semana descobri um movimento que até então me era desconhecido: o movimento do Fatkini (fat + bikini).

Tudo começou com a blogger de moda puls-size Gabi Gregg, que criou uma linha de bikinis para raparigas super voluptuosas- e orgulhosas de o ser! O objetivo era "criar coisas mais giras para raparigas voluptuosas. Queria que tivessem o mesmo leque de opções que as outras raparigas quando vão às compras", afirmou a criadora das peças, Gabi Gregg.

Aqui estão alguns Fatkinis:





Bem giros! 
Afinal, nem todas as meninas têm o típico corpo de sereia, existem em todos os tamanhos e feitios e não é por não serem magrinhas que devem deixar de ir à praia e usar bikinis e fatos de banho. Até aqui todas concordamos, não? 

E se até há pouco tempo e por esta altura se via muito pelo Tumblr hashtags de #skinny #bones #skinnylegs #proana, agora existe uma outra tendência. Ora vejam:


Já tinha visto pessoas gordinhas a desejarem ser magras, pessoas magras desejarem ser mais magras, mas pessoas magras a quererem ser gordinhas confesso que não. Os tags dizem #fuckthethighgap #iwantbiglegs #iwantabigbooty.

Não é engraçado como as coisas mudam? Incluindo a perceção do corpo. Desconfio que tenha algo a ver com as celebridades com mais visibilidade no momento. Beyonce, Kim Kardashian, por aí.

Penso que já disse isto algures no meu blogue pessoal, mas aproveito novamente para afirmar que não sou daquelas pessoas que acha que toda a gente é bonita à sua maneira. Atenção que estamos a falar apenas de beleza exterior. Nem toda a gente é bonita, tal como nem toda a gente é inteligente. E nunca ninguém diz "toda a gente é inteligente à sua maneira", pois não?

Agora, dizer que as pessoas gordinhas não são bonitas é tão disparatado como dizer que o são. Mas desde quando é que são todas iguais? Pois, não são. Há quem seja e quem não seja.

Eu gostei imenso da ideia dos Fatkinis e adoro o nome, pois pretende tornar a palavra "fat" em algo positivo e não num insulto. Tudo isto ajuda a combater o preconceito e o "medo" de usar a palavra, seja em que língua for. Chamamos magra a uma pessoa de uma forma tão leve, mas nunca nos passaria pela cabela chamar o inverso a alguém com a mesma leveza e sem ser como insulto ou piada/gozo. Isto dá que pensar, não dá?



(exemplo de pessoa cheiinha bem gostosa)


Tal como não percebo nem concordo com os movimentos pro-ana em que idolatram corpos extremamente anoréticos, também não compreendo a filosofia dos fat activists, que descobri esta semana que existiam. "Tropecei" num blogue de uma fat activist- que até é bem interessante-, que defende ser (bastante) gorda e incentiva a aceitação da gordura. Sou da opinião de que a única coisa que se devia incentivar é a buscar por aquilo que chamo de "o corpo mais saudável" que cada um consegue atingir. Quando se é demasiado grande há toda uma enorme lista de coisas que não é possível fazer e o oposto também é deveras limitativo, não é preciso dizer.


Posto isto, aproveito agora para elogiar a H&M que usou uma modelo plus-size (giríssima) nos anúncios a uma das linhas de swimwear da marca. Elogio a modelo que tem um corpo diferente do das modelos "normais", mas que é notoriamente saudável e cuidado. 



O que não defendo é um corpo de demasiados excessos ou com demasiadas carências. O que está em falta ou o que está a mais é sinal de falta de saúde ou de um caminho que lá irá dar. Claro que há pessoas extremamente "grandes" e que estão a fazer por perder peso de forma saudável e que têm o azar de passar pelo verão ainda sem atingir os seus objetivos. Não desesperem e continuem o vosso caminho- sempre saudável- até verem os resultados que desejam. Entretanto, usem e abusem dos Fatkinis e não deixem de ir à praia!

3 comentários:

  1. Palmas, finalmente um post sincero - gostei mesmo de o ler!

    Há gente bonita e gente...vá, menos bonita, para não ser rude - todos temos defeitos! Mas ainda assim acho que é importante não obcecar com eles e aprender a aceitá-los e a torná-los parte de nós, e aí acho que a lenga lenga do costume da aceitação corporal é de facto muito importante! E concordo que não se deve achar aceitável ser "enorme" e viver bem com isso - pelo menos do ponto de vista de saúde há muito para criticar e não deixar que isso se torne uma tendência, tal como se combate a anorexia.

    Anyway, bom post! :)

    ResponderEliminar
  2. Joana: Exatamente, Joana. As pessoas têm muita facilidade em critiar a obesidade e de ver as pessoas que sofrem de anorexia como "coitadinhas". A obesidade também é uma doença. Muito obrigada pela tua opinião. :)

    Obrigada, Nádia! :D

    ResponderEliminar