terça-feira, 28 de maio de 2013

Como fazer (tipo) Formas Luso em casa

Não preciso de vos aconselhar a manterem-se hidratadas todo o dia e de beber no mínimo 1,5l. de água todos os dias, pois não? Todas as Broke Girls sabem que faz muito bem à saúde, à pele, a tudo. Eu gosto imenso de beber água. Desde miúda que bebo água mesmo sem ter sede (as revistas sempre fizeram muito bem o seu papel de informar que a água faz bem à saúde e às dietas). 
Recentemente- creio que mais a pensar naquelas pessoas a quem faz impressão beber água "sem nada"- foram até criadas águas com sabor. Limão, maçã, framboesa, etc., estas águas são ainda mais fáceis de beber (para quem gosta do sabor) e fazem-nos crer que estamos praticamente a beber um refrigerante saudável.

Aprox. €1.19 cada garrafa de 0,50l.


Sabem bem, principalmente quando estão fresquinhas, mas como fonte principal de água no dia-a-dia de uma pessoa acabam por ficar bastante caras. Não acham que conseguimos fazer melhor? Eu acho e qualquer Broke Girl que se preze também.


Vejamos como fazer água de frutas (ou flavoured water) em casa, muuuito mais baratas e mais saudáveis até.

Se estão a começar o "projeto bikini" digam adeus aos refrigerantes com açúcar e sumos de fruta adoçados. Se gostarem desta receita, optem antes por manter dois ou três sabores de "spa water" nos vossos frigoríficos. Dessa forma terão sempre motivação para beber mais água.

Todas nós conhecemos os perigos nutricionais dos refrigerantes com açúcar e optamos pelos light ou zero, mas a verdade é que estes, apesar de não terem consequências para o peso, contêm químicos que seríamos espertas em tentar evitar. As águas engarrafadas são saudáveis, mas, sendo de plástico, acabam por ter consequências ambientais gravíssimas. E os sumos de fruta? Ah, são tão bons... e cheios de açúcar também. Bolas!! Assim fica difícil!

Cada um sabe de si- eu, por exemplo, adoro coca-cola light-, mas tendo uma opção mais saudável, vamos a ela!

As flaroured waters


Não são tão giras e apetitosas?

Estas águas não são adoçadas, portanto ficarão desiludidas se esperam uma cópia exata das Formas Luso, mas o que estamos a tentar aqui é torná-las o mais "amigas da saúde" possível. Claro que se não resistirem, venha de lá um bocadinho de adoçante. Na água dispenso bem. A ideia é dar um sabor subtil a fruta à água, não dar-lhe uma explosão de sabor.


Eu disse fruta, mas podem também experimentar fazer com ervas. Cá em casa tenho hortelã, menta ananás, menta hortelã e alecrim, que me parece que não ficariam mal de todo. Hmmm....


Do que vão precisar?

 E como "imagens valem mais que mil palavras", vou mostrar-vos por imagens como fazer as flavoured waters. Até é mais fácil assim.

Água com sabor a citrinos



Água de framboesas


Só um apontamente em relação a esta receita: aqui a lima (que dá um toque delicioso à doçura da framboesa) é espremida com as mãos e só depois se deitam os quartos da lima dentro do jarro.


Ananás e Hortelã


Melancia e Alecrim



Amora e salva


Não se esqueçam de esmagar a erva e as amoras para libertarem o sabor e cor (no caso das amoras)


O produto final (todos eles)



Estão a ver como é fácil? E podem fazer muita variedade, estes são só exemplos, agora deixem a vossa criatividade e gosto pessoal vir ao de cima! São precisos pouquíssimos minutos para fazer estas águas de frutas/ervas e conservam-se no frigorífico até três dias. 
Quem é amiga? ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário